domingo, 29 de junho de 2014

ESFOLIAÇÃO CORPORAL


O que é?

Uma esfoliação corporal recorre à mistura de uma substância granular com um creme e/ou óleo essencial que é literalmente esfregado em todo o corpo com o intuito de limpar, esfoliar e hidratar a pele. Como a base desta “receita” é um ou mais tipos de sal, a sua aplicação ao corpo, com suaves técnicas de massagem, garante a remoção das células mortas/secas, o que devolve à pele a sua aparência natural, suave e lisa.

Quais os principais benefícios?

Contribui para o melhoramento da tonalidade natural e uniforme da pele.
É eficaz contra a celulite.
Melhora a circulação sanguínea.
Estimula o sistema metabólico.
Aumenta a capacidade e a eficiência do corpo no que toca à eliminação de toxinas.
Prepara o corpo para o Verão, nomeadamente para a obtenção de um bronzeado bonito e uniforme.
Devolve à pele um aspecto saudável, que ao toque parece acetinado.
Tal como uma massagem, também a esfoliação tem características relaxantes e/ou revigorantes, dependendo dos ingredientes e técnicas utilizadas.
Uma esfoliação corporal é ainda utilizada como preparação para outros tratamentos: no caso de fazer um envolvimento corporal, a esfoliação prévia abre os poros e torna a pele mais receptiva, potenciando assim os efeitos do tratamento seguinte.

Depois do procedimento: O resultado final vê-se e sente-se: uma pele sedosa, deslumbrante e luminosa, que pode ser preservada durante algum tempo se evitar a exposição solar e o contacto com água do mar e da piscina.

Agende a sua, e prepare a sua pele desde já, para receber o bronzeado.

O que comer antes e depois da malhação?


 Invista em opções ligth.

Ingerir alimentos certos antes e depois da malhação vai ajudar você a exterminar mais gordura – além de melhorar o rendimento dentro da academia e a recuperação muscular. “Fontes de carboidratos são ideais para as refeições antes de se exercitar; já o consumo de proteínas é essencial no pós-treino”, explica a nutricionista Daniela Jobst, de São Paulo, em entrevista à revista WOMEN´S HEALTH. Quer algumas sugestões para incluir no seu cardápio? Veja aqui dicas de lanches leves e saudáveis.

Para quem malha de manhã

ANTES
- 1 pote de iogurte desnatado. É rico em proteína, importante para os músculos.
- 3 colheres de cereal integral, alimento repleto de fibras, que geram saciedade.
- 5 morangos para turbinar a saúde com vitaminas e sais minerais.

DEPOIS
-1 copo de suco de maçã (que tem bastante carboidrato) batido com 1 copo de chá verde, que tem propriedades termogênicas que aceleram a queima calórica corporal.
- Ainda ficou com fome? Coma 4 amêndoas, que são ricas em fibras.

Para quem malha à noite

ANTES
Que tal preparar um sanduíche light?
- 2 fatias de pão integral light. Esse alimento é rico em carboidrato, importante fonte de energia para a prática dos exercícios. Também tem fibras aplacam a fome.
- 2 colheres (sopa) de atum. Esse peixinho tem bastante proteína e também ômega 3.
- 2 folhas de alface e 1 tomate fatiado – vegetais ricos em fibras e pouco calóricos.
- 1 fio de azeite: gordura do bem muito importante para o funcionamento do corpo.

DEPOIS
- 1 batata-doce cozida. Tem carboidrato para repor a energia perdida com a malhação.
- 1 filé de peito de frango. É boa fonte de proteína que ajuda na reposição muscular.

Ambiente climatizado

Panfleto

Cremes Termoativados





A BANDAGEM corporal é uma boa opção para quem quer manter o corpo em dia e ficar de bem com o espelho. O processo de bandagem quente, também conhecido como TERMOTERAPIA, é muito semelhante ao de bandagem fria. O diferencial é que o resultado se dá através do aquecimento das células epidérmicas.
O organismo humano mantém sua temperatura entre certos limites através de mecanismos de aquecimento e resfriamento. Quando ativados, estes mecanismos aceleram o metabolismo e com isso favorecem a queima de calorias, o emagrecimento e diminuição da gordura corporal. A técnica da bandagem quente é indicada para atacar a celulite e a gordura localizada.

Emagrecimento


EMAGRECIMENTO

Hoje, ainda vemos anúncios de tratamentos mirabolantes, que prometem 'milagres', emagrecimento rápido, etc, etc, mas eu sinto informar...MILAGRE NÃO EXISTE!!!

Os tratamentos estéticos, em geral, ajudam na melhora do contorno corporal, e também na conquista de um corpo com formas mais harmoniosas, mas PRECISAM DO COMPROMETIMENTO DA CLIENTE para apresentarem resultados satisfatórios!!

Nós, esteticistas precisamos ter uma conversa franca e aberta com nossas clientes, ainda na fase de anamnese, e expormos as condições reais de melhoras, e a parcela de responsabilidade que a cliente tem em relação ao sucesso ou fracasso do tratamento!!

Não adianta a cliente chegar em nossa cabine querendo "ser emagrecida". Isso não existe!! Ela precisa estar disposta a trabalhar junto com sua esteticista para alcançar o melhor resultado possível. Isso requer mudança de hábitos alimentares e realização de atividades físicas regulares, comprometimento com o tratamento estético em si, e seguir à risca as orientações de home care dadas pela profissional.

Com essa parceria não tem erro, é sucesso na certa!!
Procure um profissional habilitado e converse para tirar suas dúvidas e saber qual o melhor tratamento para o seu caso.

MAS ATENÇÃO!! Se vierem com promessas de resultados milagrosos, fique de olho e desconfie...bons resultados exigem esforço e disciplina, ok?!
Fonte: Barbara Vieira

Achei este texto muito bom, então resolvi montar esta imagem e compartilhar com vocês.

Para mais informações: 51 95089248.

Cuide do seu Corpo

Massagem não é sacanagem!

Hoje eu só quero relaxar!

Hoje eu só quero relaxar!

Estilo de vida SAUDÁVEL

Alimentos ricos em ÁGUA


Os benefícios da Batata Doce


Produtos Naturais para Perder Barriga

Hoje em dia diversas pessoas estão recorrendo aos produtos naturais para perder barriga, isso porque perder gordura abdominal é uma das tarefas mais árduas que existem no universo do emagrecimento, ou seja, perdem-se as medidas, diminuem os números apresentados na balança, mas a barriga continua com aquela capa de gordura que não abandona, sendo assim, muitas pessoas apelam para a mudança de atividades físicas para potencializar e direcionar o objetivo para algo mais eficaz, sendo o pilates, a ioga e ainda pular corda os métodos mais adquiridos, tudo isso, pode ser feito com o uso de produtos naturais para perder barriga.
Encontra-se facilmente diversos produtos para emagrecer e produtos que prometem o emagrecimento, devido a estas propagandas é necessário buscar o auxílio de um profissional nutricionista, para que este possa então recomendar os produtos mais eficazes que potencializem os resultados da perda de peso e de barriga, devendo obviamente manter uma dieta baseada em alimentos saudáveis, com baixa caloria e pouco açúcar.
Produtos Naturais para Perder Barriga

Perdendo a Barriga

A ingestão de alimentos que possuem flavonóides, pode auxiliar na perda da gordura da barriga, já que dentre seus benefícios, esta substância contida em muitos alimentos tem o poder de absorver a gordura. Existem muitos alimentos que são ricos em flavonóides como os chás preto, branco e o chá verde, que podem auxiliar na perda da gordura localizada, assim como os grãos de soja, as frutas vermelhas como morango, amora, framboesa, acerola e mirtillo, além de alho, maçã, uva, espinafre brócolis e cebola.

10 produtos naturais para perder barriga:

  1. Chá verde,
  2. Chá branco,
  3. Chá preto,
  4. Óleo de coco,
  5. Óleo de cártamo,
  6. Pholianegra,
  7. Quitosana,
  8. Chia,
  9. Farinha de berinjela
  10. Shakes.
Os Produtos Naturais para Perder Barriga atuam diretamente na perda de gordura localizada, mas o difícil trabalho de direcionar estes resultados somente para a região abdominal, deve partir do próprio indivíduo, sendo assim, as atividades físicas se tornam ainda mais eficazes para perder a gordura localizada no abdômen.
Consultar os profissionais relacionados a área para obter informações mais concretas a respeito de como combinar o consumo dos produtos naturais para perder barriga, quais os horários e doses de consumo com a prática de atividade física e a alimentação sugerida, poderá proporcionar um melhor resultado, já que estes profissionais compreendem perfeitamente como o organismo funciona e como os produtos atuam no organismo em um processo de perda de peso e eliminação da gordura, podendo ainda sugerir que o paciente opte por diferentes métodos de eliminação de gordura, como intervenções cirúrgicas ou ainda tratamentos estéticos caso sejam necessários, além de oferecer uma estimativa dos resultados, desde que a determinação e disciplina sejam mantidos.
cha_verde
Ao considerar o uso de produtos naturais para perder barriga, considere a sua compra somente em lojas de produtos naturais ou as lojas que forem sugeridas pelo profissional, para que a procedência do produto tenha uma garantia de qualidade e vigilância, evitando assim, que adquira um produto que não terá efeito sequer ou que possa causar algum efeito nocivo a sua saúde. O processo de perda de gordura não é imediato, sendo assim, você deve se basear nas medidas extraídas antes e depois do início do tratamento de perda de peso, considerando a evolução do tratamento toda semana.
Manter um contato com os profissionais que auxiliam na perda do peso, permite que este processo seja observado mais de perto, assim, poderá ser considerado quaisquer tipo de reação que tiver durante o consumo dos produtos naturais, já que as doses desmedidas podem causar efeitos colaterais como diarreia e náuseas devido ao excesso de fibras ingerido nos produtos naturais. A princípio os resultados podem parecer lentos, mas no decorrer do tratamento o organismo absorve melhor os nutrientes, ocasionando assim melhores resultados em direção ao objetivo de ter um corpo bonito e livre de gorduras aparentes.

Fonte: http://www.guiadoemagrecer.com/10-produtos-naturais-para-perder-barriga/

Os benefícios da cebola


Alimentos que aceleram seu Metabolismo


Chia

A semente de chia (Salvia hispanica), originária do deserto do sul do México, é tão eficiente para o emagrecimento que costuma ser comparada à linhaça. Ela tem mais fibras, mais ômega 3 e mais nutrientes, como cálcio, fósforo e magnésio, do que a linhaça.

- A semente de chia acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura, especialmente na região da barriga e cintura. O cálcio, também encontrado em abundância na semente, ajuda a eliminar a gordura ingerida na dieta.

- Por ser rica em ômega 3, a chia possui ação anti-inflamatória, atuando contra o envelhecimento precoce e a celulite

- O consumo regular da semente diminui a fome, porque a chia forma uma espécie de gel no estômago, dando sensação de saciedade.

- Por conter alto teor de fibras, a chia também ajuda a regular o trânsito intestinal, pois a sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico.

- A semente de chia auxilia o corpo no combate a doenças cardíacas, pressão alta, triglicérides, colesterol e diabetes. O alimento ainda previne a osteoporose.

O Shake com Semente de Chia Kampo de Ervas foi desenvolvido com a finalidade de auxiliar na redução de peso corporal, através da substituição parcial das refeições diárias. Ele pode substituir até 2 refeições diárias, por exemplo, café da manhã e jantar.

Cada porção preparada vale uma refeição balanceada com os principais nutrientes.

Para que ocorra a redução de peso corporal, as demais refeições devem ser balanceadas e estar associadas à prática de atividade física regular.

sábado, 28 de junho de 2014

6 maneiras de fortalecer o sistema nervoso

6 maneiras de fortalecer o sistema nervoso

O sistema nervoso, um dos mais complexos e importantes do nosso organismo, é responsável pelos estímulos externos (através dos sentidos) e internos e por responder a eles por meio de diferentes ações corporais 
Devido ao fato de que o sistema nervoso é o encarregado de controlar a maior parte de nossas funções vitais (respiração, batidas do coração, fome, sede, postura etc), bem como nossas emoções (alegria, tristeza), é importante fortalecê-lo de maneira natural para garantirmos uma boa qualidade de vida.

1. Três alimentos muito benéficos

Existem alguns alimentos específicos que agem positivamente, regulando o nosso sistema nervoso:
  • Levedura de cerveja: graças às vitaminas do grupo B presentes na levedura, ela é um importante tonificador do sistema nervoso central. Por isso, ajuda em casos de depressãoansiedade,estresseapatia ou falta de apetite. Podemos consumi-la em pó, misturada com suco ou iogurte, ou em comprimidos, se não gostarmos de seu sabor levemente amargo. Algumas marcas comercializam tipos não amargos de levedura (pois suavizam o seu sabor).  Se a tomarmos junto com as refeições, obteremos uma melhor absorção dos seus nutrientes.
  • Aveia: esse delicioso cereal age no controle do sistema nervoso,acalma os casos de irritabilidade e ansiedade moderada, alivia a insônia, inclusive em crianças pequenas e favorece no desempenho intelectual. Curiosamente, é um alimento que provoca relaxamento e produz energia ao mesmo tempo. Podemos consumi-la cozida, em doces ou salgados, fervida com leite e um pouco decanela ou em sopas e cremes de verduras. Também podemos tomar o leite de aveia.
  • Pólen: o pólen é um superalimento. Equilibra o pH do sangue e o funcionamento do sistema nervoso, graças, dentre outras, às vitaminas do grupo B. Devemos tomar uma colherada de pólen moído toda manhã, misturado com um pouco de água, suco ou iogurte. 

2. O magnésio

As alterações do sistema nervoso como a insônia, a ansiedade, a hiperatividade, a inquietação ou os ataques de pânico, podem ser sintomas da falta de magnésio em nosso organismo.
É recomendável, nestes casos, o consumo de alimentos ricos em magnésio diariamente, como os abaixo:
  • Cacau: 100 gramas de chocolate negro puro possuem 500 miligramas de magnésio.
  • Vegetais de folha verde escura: acelga, alface e espinafre.
  • Frutas: plátano, damasco, abacate, pêssego, ameixa.
  • Frutas secas: amêndoas, castanhas de caju, avelãs, nozes.
  • Legumes: ervilha e lentilha.
  • Sementes.
  • Cereais: arroz integral, milho, aveia.
  • Batata.
  • Abóbora. 
chocolate-John-Loo1
O chocolate é uma grande fonte de magnésio. 100 gramas de chocolate negro contêm 146 mg de magnésio.

Também podemos optar por um suplemento de magnésio. Nesse caso, tomaremos umas 2 gramas ao dia, por via oral, divididas em 3 doses diárias, para que o corpo possa absorvê-lo corretamente. Isto é, 1 grama por refeição.

3. Plantas medicinais

As seguintes plantas medicinais agem como relaxantes e fortificantes do sistema nervoso. Podemos tomá-las em forma de chá ou extrato,ou mesmo aromatizar o ambiente e nossa pele com os seus óleos essenciais:
  • Melissa
  • Ginkgo biloba
  • Hipérico
  • Alfavaca
  • Lavanda
  • Maracujá 

4. Luz solar

A luz do sol é um excelente regulador do sistema nervoso e, além disso, nos fornece vitamina D. Para poder desfrutar dos seus benefícios, devemos tomar sol por pelo menos 10 a 15 minutos diariamente, de preferência ao amanhecer ou no fim da tarde.

5. Caminhar descalço em ambiente natural

Caminhar descalço sobre terra úmida, grama molhada, na areia da praia, dentro de um rio, na beira do mar etc, durante pelo menos meia hora por dia, é a maneira mais econômica e saudável de equilibrar o nosso sistema nervoso.
Além do mais, nos ajuda a eliminar a radiação eletromagnética que carregamos em nosso corpo pelo contato continuo com aparelhos elétricos. Recomendamos que você experimente, já que os resultados podem ser notados desde o primeiro dia.

6. Terapia com água

A água em diferentes temperaturas nos ajuda a equilibrar o sistema nervoso. Podemos fazer diversas terapias com água:
  • Fricções frias e úmidas com uma toalha bem escorrida, mas não seca, faça o seguinte percurso: mão-ombro, pé-virilha, tronco. Faça-o de forma rápida e depois se agasalhe bem para aquecer o corpo.
  • Banhos alternados de braços: comece mergulhando os braços em água quente, brevemente, depois em água fria e, assim, vá alternando. O ultimo mergulho tem de ser em água fria. No total,precisará de uns 30 segundos.
  • Geralmente, terminar um banho com água fria por alguns segundo traz grandes benefícios. Evite apenas a região da cabeça.
  • Finalmente, os banhos com sulfato de magnésio (quantidade de 100 gramas) são muito relaxantes e vitalizantes.

Como a deficiência de vitamina D afeta o nosso corpo?


Como a deficiência de vitamina D afeta o nosso corpo?

As vitaminas são extremamente importantes para o correto funcionamento do nosso organismo. A falta ou a carência delas provoca más condições ou alterações em nossa saúde.
Neste artigo, trataremos a respeito especificamente da Vitamina D e as consequências de sua deficiência. A vitamina D ou o Calciferol é útil para a correta formação dos dentes e ossos, bem como é benéfica para o correto funcionamento das articulações e do sistema nervoso.

Outros benefícios

Outros efeitos benéficos são a absorção do cálcio e fósforo. Ela é necessária para a produção de hormônios, para a atividade muscular e cardíaca. Além de contribuir com o nosso sono e nos manter de bom humor.
Também ajuda na correta absorção de proteínas por parte do intestino delgado. Mediante a exposição ao sol, em horários permitidos, é claro, no meio da manhã ou no meio da tarde o nosso corpo tem a capacidade de produzi-la embaixo da pele. 
Igualmente podemos consumi-la por meio dos alimentos e em forma de suplementos. Mas, temos que ficar sempre atentos para não abusarmos das doses diárias recomendadas. Pois, assim como a deficiência causa danos, o mesmo ocorre com o excesso.
Salmón

Os alimentos nos quais podemos encontrar esta vitamina são:
  • peixes
  • leite
  • manteiga
  • gema de ovo
  • atum
  • sardinha
  • fígado
  • cereais
  • queijo
Esta vitamina se acumula no organismo em forma de reserva. Junto com a vitamina K, a qual é necessária para a coagulação do sangue, são as duas vitaminas que podem ser produzidas em nosso corpo, as demais devem ser adquiridas pela alimentação ou suplementação indicadas pelo médico.
A vitamina K pode ser adquirida por meio das hortaliças de folhas verdes, brócolis, couve-flor, repolho, peixes, fígado, carnes vermelhas, cereais e ovos.

Sua carência produz as seguintes anomalias ou doenças

  • Deformações ósseas em crianças pequenas
  • Cáries dentárias
  • Raquitismo: produz ossos frágeis nas crianças
  • Osteoporose: debilita os ossos, o enfermo está mais propenso às fraturas.
  • Câncer de mama
  • Câncer de cólon
  • Câncer de próstata
  • Inflamações do intestino

Sintomas da falta de vitamina D

Insomnio

Aparição de feridas na boca, cáries, falta de visão, transtornos do sono, articulações inchadas, entre outros. 
O excesso desta vitamina pode produzir alterações digestivas comodiarreias, vômitos, danos nos rins, fígado, coração e perda de apetite.
Devido a todas as consequências que pode provocar a falta de determinadas vitaminas que é imprescindível ter uma dieta saudável e variada. Não somente consumir um tipo de alimento, a variedade faz com que o nosso organismo possa aproveitar os benefícios de cada um para que atuem de maneira sinérgica para o bom funcionamento de cada segmento corporal.
Caso seja necessário, consulte um nutricionista. Lembre-se que o nosso corpo não é igual nem necessita das mesmas quantidades e tipos de nutrientes que o de outra pessoa. Todos somos diferentes e necessitamos de uma alimentação específica.
São doenças muito sérias as quais citamos anteriormente, previna-se. Comece hoje a optar por hábitos mais saudáveis, se você tem filhos deve incentivá-los a comer alimentos mais ricos e saudáveis. Não é porque são pequenos que devem comer apenas aquilo que lhes agrade.
O quanto antes pensar em sua saúde e na de seus entes queridos melhor.Seu corpo te recompensará, mais forte e resistente, sem que com o passar do tempo você desenvolva afecções precoces.

Importante

Sempre procure um profissional que esteja preparado e bem informado sobre este tema. Não siga conselhos infundados que podem te prejudicar.
É importante saber que os suplementos de vitaminas apenas devem ser consumidos em caso real de carência, lembre-se que o excesso também prejudica o corpo.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Dicas da Drª Ana Escobar

Três dicas de alimentação que ajudam a controlar seus níveis de colesterol e de triglicérides:

1. AUMENTE: a quantidade de fibras, de carnes brancas e de produtos integrais e desnatados. Coma mais frutas, feijão, ervilha, grão de bico, aveia, linhaça, granola ou lentilha, por exemplo. Troque o pão francês pelo pão integral. Dê preferência ao peixe, frango (sem pele) ou peito de peru. Troque o leite integral pelo desnatado. Faça combinações até achar a sua preferida: Iogurte desnatado com linhaça ou granola é uma delícia, alimenta e sacia a fome. Pão integral com peito de peru e queijo sem gordura também.

2. MANTENHA: o ovo, a margarina e o chocolate. Claro que o segredo está na “quantidade”. Um ovo por dia, no máximo, não interfere no colesterol. Troque a manteiga pela margarina, mas consuma quando necessário. Coma chocolate com moderação. É gostoso e faz bem!

3. EVITE: carnes vermelhas, frituras, doces, pizzas, salgadinhos e outras guloseimas. Faça com que estes alimentos sejam uma exceção e não a regra – afinal, quem não gosta de um picanha ou de uma pizza? Deixe para consumir estas delícias em ocasiões especiais. Ficarão mais saborosas ainda!


quinta-feira, 26 de junho de 2014

Chás


Sinal verde para reduzir as medidas

Fora do prato, parece outra pessoa. Quer dizer, outro alimento. A couve é a base desta receita de suco verde que, além de ajudar a detonar a gordura extra, refresca e faz bem à saúde.

Por que beber um suco com couve? Simples. Por que ela faz um bem danado ao nosso organismo. É anti-inflamatória, cicatrizante e ajuda a fixar o cálcio nos ossos. Isso sem mencionar os benefícios estéticos. A couve é ótima no combate à celulite, desintoxica, e também ajuda a eliminar a gordura. É claro que dela vem a cor do suco verde. Mas, na receita, o segredo é gengibre. Esta especiaria ardidinha é considerada um alimento termogênico. Ou seja, algumas pitadas bastam para acelerar o metabolismo. Sendo assim, o suco verde com gengibre é uma ótima pedida para quem busca perder algumas calorias.

Ingredientes

2 laranjas

3 folhas de couve

1 gengibre

1 litro de água


Modo de fazer

Descasque as laranjas.

Corte-as em pedaços e tire as sementes.

Coloque no liquidificador.

Junte as folhas de couve bem lavadas e com talo.

Acrescente um pedacinho de gengibre.

Complete com o litro de água.

Bata tudo. Depois, coe, acrescente adoçante a seu gosto e sirva com muito gelo.

Os benefícios da camomila

Os benefícios da camomila
Trata-se de uma das ervas mais conhecidas e usadas por sua quantidade de propriedades curativas e estéticas. É ingerida principalmente como chá, mas também pode ser utilizada em cremes ou loções.

Um pouco de história


A camomila já era usada na Grécia antiga, no Egito e no Império Romano para tratar várias doenças. Porém, tornou-se popular na idade média, quando era consumida para asma, problemas nervosos, náuseas, problemas de pele, dentre outros.
Atualmente, a camomila pode ser encontrada praticamente no mundo inteiro e é muito resistente a qualquer clima, por isso, pode ser facilmente plantada em um jardim ou em um vaso.

Benefícios da camomila


As principais propriedades desta erva são: anti-inflamatórias, antialérgicas, antibacterianas e sedativas.
Além disso, possui boas vantagens digestivas, por isso, recomenda-se beber uma xícara de chá de camomila depois de comer, para aliviar dores, relaxar o estômago pesado e até em casos de úlcera ou gastrite.
É muito boa para tratar problemas respiratórios como a asma, resfriado, febre alta e bronquite. Para aquelas pessoas que não conseguem dormir, é aconselhável beber uma infusão de camomila para ter sonos mais profundos.
Também é ideal para mulheres que sofrem dores menstruais intensas.

A camomila e a estética


Além da utilização medicinal da planta, também é possível utilizá-la para fins cosméticos e estéticos.
Por exemplo, o uso mais comum é para clarear o cabelo: pessoas com cabelos castanhos que desejam uma cor mais clara, podem utilizar a camomila para fazer enxagues durante o verão, pois com a ação do sol, é possível conseguir tons mais claros.
Também apresenta boas propriedades para a pele. Os cremes ou cataplasmas caseiros de camomila são excelentes para regenerar os tecidos e os gargarejos são bons para cicatrizar aftas ou herpes labiais mais rápido.
É possível encontrar no mercado várias versões da camomila: cremes, óleos essenciais, loções e capsulas, porém, o mais comum e saudável é a infusão ou o chá.

Como preparar o chá de camomila


É muito simples o processo de preparação do chá de camomila, basta ferver a água e em uma xícara e adicionar uma colher de sopa da erva seca (também há a opção dos saquinhos da erva prontos para diluir em água).
Caso utilize a erva seca, deixe-a 3 minutos em água fervente e depois coe. O chá pode ser consumido frio ou quente, depende do gosto de cada um e claro, da época do ano.

herbal chamomile tea on a white table