sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ansiedade, Meditação e Controle

Os sintomas da ansiedade são, na maioria das vezes, comuns aos do estresse.Acontece quando uma região do cérebro conhecida por hipotálamo, reage despejando hormônios como, adrenalina e epinefrina, na corrente sanguínea do nosso corpo.

Desta forma, o nosso cérebro recebe estímulos para ficar alerta, e uma série de reações como, o aumento da frequência cardíaca, acontecem em cadeia, preparando o corpo para uma luta.

As situações que geralmente nos despertam a ansiedade, são aquelas com as quais lidamos no dia a dia como, descontentamento no ambiente de trabalho, pressão sobre os estudos, filhos ou parentes doentes, trânsito e, problemas com vizinhos.

Pessoas que sofrem crises de ansiedade e precisam de tratamento, são aquelas que, após a resolução de um problema não conseguem voltar ao seu estado normal.

As consequências dessas crises geralmente são: dores de cabeça, gastrite, taquicardia e tontura, entre outras.Algumas pessoas chegam a engordar por tentar controlar a ansiedade através da comida, enquanto outras preferem o álcool, complicando ainda mais o próprio estado de saúde.

Como a meditação pode contribuir para o tratamento da ansiedade?

Após um estado de estresse, o corpo precisa relaxar e se preparar para uma nova situação de conflito ou problema.

Através das técnicas de meditação que, envolve respiração e relaxamento, o corpo desacelera, se renova, e se prepara para armazenar energia.

Com a prática da meditação, o corpo passará a enfrentar pequenas situações de conflito com menos nervosismo já que, a capacidade de relaxamento da pessoa que medita é maior.

Com o corpo em harmonia, e os hormônios sendo ativados e desativados nos momentos certos, garantimos tranquilidade, saúde e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário